Governo do RS mantém Porto Alegre e outras sete regiões na bandeira vermelha

Mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado lista 13 regiões na bandeira laranja e nenhuma na amarela

Foto: Divulgação/Governo do RS

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta segunda-feira, o mapa definitivo da 18ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Após a análise dos recursos apresentados, o estado manteve oito regiões na bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para Covid-19, incluindo a de Porto Alegre. As demais foram Palmeira das Missões, Erechim, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Santo Ângelo e Cruz Alta.

No mapa preliminar, 12 regiões haviam sido classificadas na bandeira vermelha. Dessas, sete apresentaram recurso ao governo para revisar a avaliação. Palmeiras das Missões e Erechim tiveram os pedidos indeferidos, mas Taquara, Guaíba, Santa Cruz do Sul e Lajeado conseguiram regressar para a bandeira laranja. Com isso, 13 regiões foram classificadas com risco médio para a doença. Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo e Cruz Alta não enviaram recurso e, com isso, permanecem em bandeira vermelha.

O estado salienta que localidades classificadas em vermelho não podem adotar o retorno às atividades presenciais em escolas de Educação Infantil, permitido em decreto estadual, a partir desta terça-feira, somente em regiões de bandeira laranja ou amarela.

Do total de 21 regiões, 17 já adotaram à cogestão, na qual é possível adotar protocolos menos restritivos que os da bandeira vigente, mas no mínimo iguais aos da bandeira mais clara. É o caso da de Porto Alegre e de outras 16: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cachoeira do Sul, Erechim e Cruz Alta.

Regra 0-0

Depois da análise de recursos, o estado ficou com 184 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 47,6% da população gaúcha (5.394.294 habitantes). Desse total, 90 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento e podem, assim, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio.

Recursos aceitos hoje

• Regiões (4)
– Taquara (em cogestão)
– Guaíba
– Santa Cruz do Sul (em cogestão)
– Lajeado (em cogestão)

Recursos negados hoje

• Regiões (2)
– Palmeira das Missões (em cogestão)
– Erechim (em cogestão)

Não enviaram recurso (6)

– Capão da Canoa (em cogestão)
– Novo Hamburgo (em cogestão)
– Canoas (em cogestão)
– Porto Alegre (em cogestão)
– Santo Ângelo (em cogestão)
– Cruz Alta (em cogestão)

Regiões em co-gestão (17)

– Capão da Canoa
– Taquara
– Novo Hamburgo
– Canoas
– Porto Alegre
– Santo Ângelo
– Cruz Alta
– Ijuí
– Santa Rosa
– Palmeira das Missões
– Passo Fundo
– Pelotas
– Caxias do Sul
– Cachoeira do Sul
– Santa Cruz do Sul
– Lajeado
– Erechim

Resumo do Mapa Definitivo da 18ª Rodada

Bandeira vermelha

– Palmeira das Missões
– Erechim
– Capão da Canoa
– Novo Hamburgo
– Canoas
– Porto Alegre
– Santo Ângelo
– Cruz Alta

Bandeira laranja

– Santa Maria
– Uruguaiana
– Taquara
– Guaíba
– Ijuí
– Santa Rosa
– Passo Fundo
– Pelotas
– Bagé
– Caxias do Sul
– Cachoeira do Sul
– Santa Cruz do Sul
– Lajeado