O Grêmio precisa deixar para trás a rotina de empates no Campeonato Brasileiro, sob risco de perder várias posições na tabela ao final da quinta rodada. Neste domingo, o Tricolor volta a campo para enfrentar o Vasco, às 16h, em São Januário. O adversário é nada menos que o único time com 100% de aproveitamento até agora no Brasileirão. Como ficou no 1 a 1 com o Flamengo no meio de semana, o Grêmio necessita da vitória para voltar do Rio de Janeiro com os quatro pontos na bagagem projetados no somatório dos jogos diante dos cariocas.
Mas a missão é complicada. Além de encarar uma equipe em ascensão, o Grêmio deverá jogar com um time alternativo. Com a final do Campeonato Gaúcho se aproximando – o jogo de ida contra o Caxias é na quarta-feira – Renato Portaluppi não vai abrir mão de seguir à risca o planejamento e preservar titulares em São Januário. “Viemos para esses dois jogos no Rio de Janeiro e deixamos escapar a vitória contra o Flamengo. Nós queremos embalar no campeonato e vamos enfrentar um time que vem embalado. Independente das alterações, vamos fortes”, diz o volante Lucas Silva.
Renato poderá reforçar o time com jogadores que estão suspensos do duelo com o Caxias. São os casos do zagueiro Kannemann e do lateral-direito Orejuela. O colombiano, no entanto, jogou sete partidas consecutivas e pode ganhar um descanso. Victor Ferraz está recuperado de lesão e precisa de ritmo de jogo. Os novos reforços também devem estar em campo. Robinho e Everton treinaram nos últimos dias no Rio de Janeiro e estão à disposição. “Os reforços que chegaram agora vão somar muito. O Robinho é um jogador que eu conheço, tem muita qualidade”, destaca Lucas Silva.
O Vasco é a sensação deste início de Campeonato Brasileiro. Venceu todos os três jogos que disputou e tem no centroavante argentino Germán Cano seu principal destaque. Além disso, a equipe treinada pelo ex-jogador vascaíno Ramon Menezes tem a defesa menos vazada, com apenas um gol sofrido.
Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Vasco
Fernando Miguel; Claudio Winck, Leandro Castan, Ricardo Graça e Henrique; Bruno Gomes, Andrey, Fellipe Bastos e Benítez; Talles e Cano. Técnico: Ramón Menezes
Grêmio
Paulo Victor; Orejuela, David Braz, Rodrigues e Cortez; Lucas Silva, Darlan, Thaciano, Thiago Neves e Everton; Isaque. Técnico: Renato Portaluppi
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)