Clínicas finaliza entrega de 105 leitos críticos de atendimento à Covid-19

Nas últimas semanas, hospital mantém taxa de ocupação próxima a 100% no CTI Covid

Foto: Ricardo Giusti/CP

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) concluiu, nesta quarta-feira, a instalação dos 105 leitos críticos previstos para atendimento a casos graves de Covid-19. Desde 2 de abril, com verba do Ministério da Educação, o hospital vem realizando remanejamento de áreas, equipamentos e profissionais para implementar o Centro de Terapia Intensiva (CTI) no Bloco B, um dos prédios novos concluídos no fim de 2019.

A instalação se deu por módulos, desde o início da pandemia. Também já foram contratados 693 profissionais temporários para vagas liberadas pelo Ministério da Economia e a convocação de voluntários para uma série de atividades.

Apesar de todos esses esforços na ampliação dos leitos, o HCPA vem mantendo, nas últimas semanas, uma taxa de ocupação próxima a 100% no CTI Covid.

No início dessa manhã, quando a capacidade ainda era de 100 leitos operacionais, havia 97 pacientes adultos em atendimento. A instituição também lida com o aumento no número de profissionais infectados: dos cerca de seis mil trabalhadores, até o momento 565 testaram positivo para a Covid-19 e, desses, 171 seguem afastados das atividades por causa da doença.

Incremento

Com o reforço no Clínicas, desde março Porto Alegre teve incremento de 265 leitos de terapia intensiva para pacientes com Covid-19.