Porto Alegre volta a bater recorde em número de pacientes internados com sintomas de Covid

Subida da demanda por leitos não acompanha o crescimento do isolamento social

Foto: Alina Souza/CP

A demanda por leitos de UTI adulto em razão do coronavírus bateu mais um recorde, na noite desta terça-feira, em Porto Alegre. Chegou a 375 o número de pacientes internados com sintomas, em leitos de tratamento intensivo ou em emergências hospitalares. Desses, 304 tiveram o diagnóstico confirmado e recebem atendimento em UTIs e outros 54 seguem aguardando laudo de teste. Há ainda 17 pessoas com Covid-19 em setores de emergência à espera de vaga para cuidado intensivo.

Dos 788 leitos de UTI existentes na capital, há 20 bloqueados e 690 em uso. A lotação, abrangendo todas as enfermidades, é de 89,84%. Os 355 pacientes com algum sintoma da Covid-19 equivalem a 51,4% do total de internações em terapia intensiva.

O monitoramento da prefeitura mostra também que 37 pacientes dependem de ventilação mecânica fora de UTIs e ao 24 pacientes com outras enfermidades aguardando leitos de tratamento intensivo.

Isolamento

A subida da demanda por leitos não acompanha o crescimento do isolamento social, apontado por autoridades médicas como fator fundamental na diminuição da disseminação da doença. Levantamento da prefeitura de Porto Alegre mostra que, nessa segunda-feira, o distanciamento ficou em 46,3%.

No domingo, o índice atingiu 55,1% depois de ter registrado 49,8% no sábado e 41,5% na sexta-feira. A meta da prefeitura é de chegar a uma média diária de 55% de isolamento social, que só vem sendo atingida em alguns domingos com tempo frio ou mais fechado.

*Atualizada às 19h13min