Fechadas 12 lojas que descumpriam decreto de isolamento social em Porto Alegre

Desde 31 de março, foram 279 interdições

Agentes do Escritório de Fiscalização de Porto Alegre interditaram 12 estabelecimentos comerciais, entre ontem e hoje, por descumprimento do Decreto 20.639, que reforçou as medidas de isolamento social na cidade em razão do avanço da Covid-19. Foram fechadas lojas de departamento, móveis, artigos esportivos e bazares.

Um das irregularidades envolveu a loja de vestuário Riachuelo, localizada na avenida Otávio Rocha. Seguindo denúncia registrada no Ministério Público do Trabalho (MPT), os fiscais da prefeitura interditaram o comércio por manter funcionários trabalhando e por receber clientes no interior de estabelecimento, contrariando as regras de enfrentamento do coronavírus.

“É urgente e necessária a compreensão e colaboração de todos para que possamos ter melhores indicadores na saúde e, com isso, retomar em breve as atividades”, reiterou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leonardo Hoff.

Desde 31 de março, a operação Esforço Concentrado fiscalizou 16.352 comércios, indústrias e serviços, interditando 279 deles – 1,7% do total. Também verificou 503 obras da construção civil; percorreu parques e praças 6.269 vezes e vistoriou 21.904 ônibus, táxis e lotações.