Criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso dos beneficiários de programas sociais, o aplicativo Caixa Tem virou uma verdadeira dor de cabeça para as pessoas aptas a receber o auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo federal durante a pandemia. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
Com as limitações para saque em espécie e transferências bancárias, que seguem um cronograma pré-definido conforme a data de aniversário do beneficiário, o aplicativo para celulares acaba sendo o principal meio para o pagamento de contas para as 65,2 milhões de pessoas que recebem o auxílio. O problema é que o Caixa Tem não consegue dar conta dessa demanda.
Muitos usuários dizem enfrentar mais de 10 minutos para conseguirem acessar as contas virtuais por meio do Caixa Tem. Muitas vezes, após esperarem o tempo estipulado pelo aplicativo, recebem apenas a mensagem de que o sistema está indisponível.
De acordo com dados da própria Caixa, R$ 121,1 bilhões foram creditados nas contas de quem recebe o auxílio emergencial nas três parcelas já liberadas do benefício. Até a manhã desta segunda-feira, o número de downloads do aplicativo do Caixa Tem era de 152,2 milhões. Além de acessar os recursos do auxílio, o aplicativo serve para consultar informações importantes na atual crise, referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Abono Salarial e Seguro-Desemprego.
Questionado pela reportagem, o banco admitiu a ocorrência de “intermitência momentânea” em alguns serviços do Caixa Tem, e creditou o problema à quantidade de acessos simultâneos no aplicativo, de cerca de 500 mil usuários por hora. A Caixa garante, no entanto, que o aplicativo está disponível ininterruptamente 24 horas por dia nos sete dias da semana.
O banco alega ainda que, apesar dessas intermitências, os cidadãos vêm conseguindo acessar os serviços. Somente nesta segunda-feira, mais de 4 milhões de operações já tinham sido concluídas pelo aplicativo. Desde que a Caixa lançou o programa, mais de 17,7 bilhões de boletos foram pagos diretamente na plataforma.
Ainda assim, a instituição não esclareceu o que pretende fazer para acabar com as intermitências no acesso. A Caixa informou apenas ter implementado melhorias no aplicativo, “como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período”.