Expointer 2020 é cancelada em razão da pandemia de coronavírus

Reunião na tarde desta quinta selou a decisão

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Em uma reunião na tarde desta quinta-feira, organizadores da Expointer decidiram cancelar a edição de 2020 em função da expansão do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. O secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, confirmou a medida. Em nota, as entidades dizem que “provas técnicas de associações de produtores e atividades de julgamento de animais serão prioritariamente consideradas, observados os protocolos de saúde pública e sem a participação de público visitante”.

Pesou entre os organizadores a incerteza sobre a propagação da Covid-19 e a segurança sanitária para realizar a feira. Tradicionalmente, a Expointer ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro. Com o avanço do coronavírus, o governo estadual já havia remanejado o calendário da 43ª edição do evento para 26 de setembro a 4 de outubro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Além de Covatti Filho, estiveram no encontro representantes da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), da Organização das Cooperativas, do Sindicato das Indústrias de Máquinas (Simers), além da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e da Prefeitura de Esteio.

Nessa quarta-feira, a Angus já havia emitido comunicado em que se opunha à realização da Expointer.

Em 2019, mais de 416 mil pessoas circularam pelo evento, que resultou R$ 2,7 bilhões em negócios.

Veja a nota oficial divulgada pelas autoridades responsáveis pela feira:

NOTA OFICIAL – EXPOINTER 2020

As entidades copromotoras da EXPOINTER2020–FARSUL, OCERGS, SIMERS, FETAG, FEBRAC e Município de Esteio, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, vem a público comunicar que, de comum acordo, decidiu-se pelo cancelamento do histórico evento aberto ao público no Parque de Exposições Assis Brasil na cidade de Esteio-RS, em função da pandemia causada pelo COVID-19.

Ao mesmo tempo registra-se que provas técnicas de associações de produtores e atividades de julgamento de animais serão prioritariamente consideradas, observados os protocolos de saúde pública e sem a participação de público visitante.

Por fim, salienta-se que a decisão ora tomada, fundamenta-se em critérios de adequação às normas sanitárias, ao tempo em que reafirma-se a importância do evento agropecuário para a sociedade gaúcha.

Esteio – RS, 02 de julho de 2020.

Luis Antônio Covatti – Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Gedeão Pereira – Presidente da FARSUL

Vergilio Perius – Presidente da OSCERGS

Cláudio Bier – Presidente do SIMERS

Carlos Joel da Silva – Presidente da FETAG

Leonardo Lamachia – Presidente da FEBRAC

Leonardo Pascoal – Prefeito de Esteio