O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, informou neste domingo que o sistema de saúde de Canoas está perto do seu limite, “mesmo com todas as medidas para ampliação de leitos e abertura de hospitais de campanha”.
A gestão municipal, na semana passada, chegou a pedir reconsideração da elevação para bandeira vermelha. Agora, o prefeito reconhece que “a proximidade desse limite se deve ao fato de que, nas últimas 72 horas, o número de internados com suspeita e confirmação de coronavírus mais que dobrou”.
Informo que acabei de comunicar ao Governo do Estado e aos prefeitos da região 8 que o sistema de saúde de Canoas está entrando em seu limite, mesmo com todas as medidas para ampliação de leitos e abertura de hospitais de campanha.
— Luiz Carlos Busato (@lcbusato) June 28, 2020
Conforme o prefeito, a partir desta segunda-feira estão suspensas as cirurgias eletivas – sem caráter emergencial e cuja não-realização não colocam em risco a vida do paciente. “Vamos direcionar equipes de sala de recuperação para atendimento de UTI e leitos clínicos”, frisou o prefeito.
“Canoas atende 5 mil pessoas por dia – além dos canoenses, gaúchos de mais de 150 municípios. Com todos, tenho a responsabilidade de ser realista e transparente. A previsão de uma situação ainda mais aguda, infelizmente, está se confirmando. A expansão da pandemia é muito grave”, reforçou o Busato.