A Prefeitura de Porto Alegre criou uma força-tarefa para atuar no levantamento e na resolução dos entraves para a conclusão das obras de mobilidade, as chamadas Obras da Copa. O grupo vai levar em conta aspectos como pagamentos, reprogramações, bônus-moradia, apontamentos do Tribunal de Contas, análise jurídica, reassentamento e monitoramento do status de cada obra. A operação especial consta em um decreto e em uma ordem de serviço publicadas no Diário Oficial desta terça-feira. No momento, duas das obras sequer iniciaram, duas foram paralisadas e há seis em andamento (veja lista abaixo).
As medidas foram apresentadas pela secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, e pelo titular de Infraestrutura e Mobilidade, Marcelo Gazen, em reunião com o presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Luis Roberto Andrade Ponte, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Rio Grande do Sul (Sicepot-RS), Ricardo Portella Nunes, e o gerente executivo da Caixa Porto Alegre, Iuri Jadoski, entre outras autoridades.
De acordo com Juliana, o trabalho vai mobilizar 27 servidores de diversas áreas da prefeitura. “Teremos reuniões sistemáticas com as equipes e vamos buscar soluções conjuntas para essas obras, superando obstáculos e vencendo os passivos existentes”, enfatiza a secretária. A estimativa é que o trabalho tenha duração de dois meses. Somente no ano de 2019, a prefeitura desembolsou mais de R$ 31 milhões em pagamentos referentes às obras pendentes.
Veja a relação de obras previstas para a Copa de 2014 e a situação da cada uma:
Obras Concluídas
Trincheira da Anita
Corredor da Bento Gonçalves
Corredor da Padre Cacique
Duplicação da Edvaldo Pereira Paiva
Entorno da Beira-Rio
Viaduto da Pinheiro Borda
Trincheira da Ceará
Viaduto da Bento Gonçalves
Viaduto da Júlio de Castilhos
Em andamento
Trincheira da Cristóvão
Duplicação da Avenida Tronco
Corredor da Protásio Alves
José Pedro Boéssio
Ernesto Neugebauer
Corredor João Pessoa
Paralisadas
Severo Dullius
Voluntários Trecho 1
Não iniciadas
Voluntários Trecho 2
Plínio Brasil Milano