O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entregou, na manhã desta segunda-feira, mais dez leitos para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) exclusivo para o tratamento de pacientes com a Covid-19 ou com suspeita da doença. Os leitos já entraram em operação.
O CTI para a Covid fica no Bloco B do Clínicas, que com esses dez leitos passa a contar com 40, de um total projetado de 105. O local também dispõe de seis poltronas e sete leitos para atendimento emergencial.
Para facilitar o acesso aos dados referentes a atendimento de pacientes com a doença ou sob suspeita de infecção, o HCPA criou um site para o monitoramento, em tempo real, dos casos tratados na unidade. No início da tarde de hoje, o hospital atendia 20 pacientes confirmados com a doença e mais 23 casos suspeitos, incluindo duas crianças, aguardando laudo.

A construção do bloco resultou de um repasse de R$ 57 milhões do Ministério da Educação à área da saúde. A estimativa é de entrega de mais 65 leitos à CTI da Covid-19, nos próximos meses, conforme a demanda.