Banrisul autoriza prorrogar consignados de servidores municipais em meio a pandemia

Até então, banco só admitia benefício em contratos firmados pelo funcionalismo estadual

Banrisul aguarda fechamento da folha do 13º, por parte da Secretaria da Fazenda | Foto: Alina Souza/CP
Foto: Alina Souza/CP

O Banrisul confirmou a possibilidade de prorrogar os contratos de empréstimos consignados a servidores públicos municipais de todo o Rio Grande do Sul. A instituição atende, com isso, um pedido da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que alegaram as dificuldades impostas às famílias dos servidores municipais em função da pandemia de coronavírus. Até então, o banco só admitia prorrogar contratos de consignados do funcionalismo estadual.

Podem procurar as agências do Banrisul, agora, servidores municipais vinculados às prefeituras, câmaras municipais e institutos de previdência que possuam convênio de crédito consignado com o banco. De acordo com a instituição, poderão ser prorrogadas as parcelas com desconto em folha dos meses de junho, julho e agosto de 2020. A medida vale para todas as modalidades de operação de crédito consignado.

A partir da solicitação, o banco cria uma nova operação com o valor atual das três parcelas adicionando 90 dias de carência, para que o primeiro desconto em folha ocorra em setembro.

Convênios que desejarem permitir a prorrogação aos servidores devem manifestar o interesse e a capacidade de operacionalizar os pré-requisitos de bloqueio de margem, mediante assinatura de um Termo de Compromisso. O documento precisa ser entregue às respectivas agências centralizadoras dos convênios até quinta-feira, 30 de abril. Caso o documento seja entregue fora do prazo, os servidores públicos municipais não poderão prorrogar os contratos de crédito consignado.