Um surto de coronavírus foi constatado no Lar de Idosos Nossa Senhora da Luz, em Passo Fundo, na região Norte do Estado, cuja responsabilidade é da Obra Social São Vicente de Paulo. O lar, que abriga 48 pessoas, registrou 18 idosos com resultado positivo de coronavírus. A situação, por ter ocorrido em um local coletivo fechado, é tratada como um surto.
Após confirmar a situação, a direção informou que na última quinta-feira, dois idosos apresentaram febre e outros sintomas de Covid-19. Diante da constatação foram levados para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e na manhã de sábado, testaram positivo para o coronavírus e estão internados.
Como medida de prevenção, todos os 48 idosos que moram no local foram testados e 18 deles tiveram resultado positivo para a doença. Após o resultado, a direção da casa adotou o isolamento do grupo, não tendo contato com os demais do local. Todos foram medicados e passaram por bateria de exames cardiológicos e estão sob os cuidados necessários.
Além disso, a instituição informou que no dia 20 de abril, antes então do primeiro caso confirmado em um idoso do local, uma colaboradora apresentou sintomas da doença, e posteriormente foi confirmado estar com coronavírus. A colaboradora está afastada da instituição, em isolamento.
Passo Fundo registra 101 casos confirmados
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade Passo Fundo possui, até o momento, 101 casos confirmados de Covid-19, sendo a segunda cidade mais atingida pela doença no Rio Grande do Sul, só atrás de Porto Alegre, com 425.
A Prefeitura de Passo Fundo informou que, através da secretaria de Saúde, tem acompanhado desde o início da pandemia do coronavírus a situação das instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) da cidade. Foi elaborado um manual de conduta e cuidados para proteger trabalhadores e idosos desses locais e todas as ações tiveram o acompanhamento do Ministério Público Estadual.
O Poder Público informou, ainda, quer o Hospital São Vicente de Paulo está prestando apoio à entidade e a secretaria de Saúde aguarda o relatório do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do hospital sobre os resultados de testes rápidos realizados pela instituição.