A tabela de dias úteis do transporte coletivo em Porto Alegre vai ser mantida normalmente entre as linhas radiais de longa distância e linhas transversais, pelo menos até as 8h desta segunda-feira, para o período de pico da manhã.
Já as linhas radiais mais curtas, próximas à região central, sofrerão redução de viagens ao longo de todo o dia. A diminuição da oferta fica na casa de 50%.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que linhas com maior demanda terão priorização na oferta. As últimas viagens seguem conforme tabela divulgada na sexta-feira passada. Mais de 130 linhas suspenderam a circulação noturna (a partir de 19h30min), por tempo indeterminado, em trajetos que vinham registrando menos de cinco passageiros por viagem.
Pelo aplicativo do TRI, os passageiros podem consultar a programação de cada linha.
Crise sem precedentes
A alteração também busca garantir a continuidade do serviço, que registra a maior queda de passageiros da história da cidade – cerca de 70% a menos em relação a um dia típico. Durante a semana, a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) negociou com a EPTC ajustes na operação para otimizar o sistema, alegando crise sem precedentes. A entidade relata que as despesas de abril devem chegar a R$ 42 milhões, contra uma receita estimada em R$ 16 milhões.
Assinado em março pelo prefeito Nelson Marchezan Jr., o decreto 20.542/2020 autoriza a redução da oferta de viagens, entre 10% e 70%, em função da necessidade de contenção da Covid-19.