Porto Alegre deve receber novo lote de vacina contra gripe nesta segunda

A Prefeitura prevê que a intensa procura pode provocar "desabastecimento momentâneo" na rede pública e farmácias

vacina contra gripe
Foto: Alina Souza/CP

Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre deve receber um novo repasse do Ministério da Saúde para a campanha de vacinação contra a gripe, somando 53 mil doses. Segundo o governo municipal, a Capital já vacinou 180.684 idosos acima de 60 anos, o que corresponde a 94% da meta para esse público. No total, estão incluídos idosos vacinados em unidades de saúde, no atendimento domiciliar em pacientes acamados, drive-thrus e farmácias.

Com relação a profissionais da saúde, também contemplados na primeira fase, foram administradas 75.713 doses, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram vacinadas 256.397 pessoas do público-alvo nesta primeira fase, iniciada em 23 de março. A alta procura pela vacina pode provocar desabastecimento momentâneo na rede pública e nas farmácias.

Em Porto Alegre, o contingente estimado pelo Ministério da Saúde é de 213 mil para idosos e 82,4 mil para trabalhadores da saúde (295,4 mil pessoas). Ainda estão previstas 14 remessas de doses até o final da campanha, em 22 de maio.

Campanha 

Outras duas fases de vacinação irão contemplar grupos prioritários diferentes. A segunda fase começa na próxima quinta-feira, 16. Ela é direcionada aos doentes crônicos não transmissíveis (comorbidades), professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Em 9 de maio, início da terceira fase, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados e funcionários do sistema prisional.