Novo Hamburgo possui Centro de Convívio para auxiliar no combate ao Covid-19

Unidade conta com 60 leitos, que podem ser ampliado 120 de acordo com a necessidade

Cada quarto conta com duas camas, banheiro e chuveiro. | Foto: Lu Freitas / PMNH / Divulgação / CP

Já está em operação o Centro de Convívio para População sem Domicílio, instalado no antigo Hotel Fenac, espaço que estava sem uso, em Novo Hamburgo. Inicialmente com 60 leitos, podendo ser ampliado para 120 à medida que houver necessidade, o local é destinado exclusivamente à população do município e irá abrigar moradores de rua, idosos que moram sozinhos ou em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e que foram encaminhados ao isolamento social em razão de sintomas de Covid-19.

“O encaminhamento é via Centro de Triagem, instalado ao lado do Hospital Municipal, e com acompanhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Nossa principal preocupação é o isolamento, interrompendo a transmissão do vírus”, explica o vice-prefeito Antônio Fagan.

Os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG) irão atuar 24 horas por dia e sete dias por semana no atendimento aos internados. “Os alunos mesmo que tomaram a iniciativa de se oferecer para o atendimento, o que nos deixou muito emocionados”, destaca Francine Xavier Guterres Cruvinel, coordenadora do curso. A escola resolveu aproveitar parte do trabalho no Centro de Convívio como tempo de estágio no curso.

Ainda segundo o vice-prefeito, a proposta é aproveitar este ambiente para trabalhar também o resgate aos moradores de rua. “Queremos saber desde quando estão nas ruas e por quê, ajudando-os a sair desta situação. Além disso, mais de 80% deles são usuários de drogas e esta é uma ótima oportunidade para tratá-los”, avalia Fagan. Além de todos os cuidados médicos, as pessoas internadas também terão as refeições no local. Cada quarto conta com duas camas, banheiro e chuveiro.