A Prefeitura de Porto Alegre conclui nesta sexta-feira a distribuição de 8 mil cestas básicas para famílias de baixa renda. A ação faz parte do plano de atendimento assistencial criado durante a pandemia da Covid-19. Durante os últimos dias, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Defesa Civil Municipal entregaram alimentos às famílias mais necessitadas nos bairros Santa Tereza, Restinga, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro, Nordeste, Cristal e Partenon, além das regiões das Ilhas.
Foram distribuídos alimentos por meio de recursos do Tesouro Municipal, doações feitas pela sociedade civil organizada e recursos do Fundo Nacional de Assistência Social que foram reprogramados para essa finalidade. São famílias que vivem nas regiões mais vulneráveis de Porto Alegre, com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Capital, e que serão fortemente atingidas pela crise econômica que virá com o período de isolamento social, iniciado no dia 17 de março com a suspensão gradual das atividades escolares.
Um grupo especial com órgãos da administração pública municipal foi criado para estudar e propor medidas de contenção e mitigação dos impactos na área social. O planejamento inicial do executivo é atender as 18,7 mil famílias com renda per capita de até R$ 89 para, depois, auxiliar quem se encontra nas faixas de até R$ 178 e até meio salário mínimo.