O governador Eduardo Leite disse hoje ser contrário à soltura de presos como forma de combate à Covid-19 em presídios e garantiu que a gestão conta com um plano de contingenciamento contra a doença no sistema carcerário.
Em entrevista coletiva realizada pelo Facebook, na manhã desta quarta-feira, ele comentou que o plano chegou às autoridades competentes na tarde de ontem. “Não há necessidade de estabelecer soltura desses presos porque estamos preparados e organizados para faze o atendimento em caso de coronavírus identificado nas prisões”, afirmou.
Leite explicou que o Poder Executivo é gestor do sistema prisional apenas “da porta para dentro”, mas quem “determina quem entra e quem sai é o Judiciário”. “Nós discordamos da maior parte delas (solturas) e isso nos preocupa de fato”, disse.
Conforme o governador, todas as providências sobre a Covid-19 nos presídios foram abordadas na reunião de ontem com chefes do Judiciário. “Tratamos das unidades básicas de saúde, setores de isolamento de detentos para garantir o atendimento às pessoas”, finalizou.
As declarações foram feitas durante anúncio de um novo decreto estadual que reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território gaúcho para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia de coronavírus.