Santa Casa retoma atendimentos em Porto Alegre

Instituição de saúde informa que algumas especialidades poderão ter até 100% de suas agendas liberadas

Foto: Alina Souza/CP

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre retomou nesta segunda-feira a assistência de pacientes que não podem esperar pelo fim da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Orientados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foram abertas agendas com ofertas para casos como oncologia, transplantes, cardiologia, pré-natal, traumatologia, pneumologia e pós-operatório.

Os atendimentos foram realizados em todos os ambulatórios do complexo hospitalar- hospitais Santa Clara, São Francisco, Santa Rita, São José, Criança Santo Antônio, Dom Vicente Scherer e Pavilhão Pereira Filho. A instituição de saúde informa que algumas especialidades poderão ter até 100% de suas agendas liberadas, enquanto outras 10% ou 20%, dependendo do nível de gravidade com que os profissionais lidam. Em todos os casos, o objetivo é atender a quem efetivamente não se recomenda esperar.

Do ponto de vista da segurança assistencial, a Santa Casa informou que foram feitos a ampliação de triagem de acesso aos serviços, espaçamentos de horários de agendas, a não permissão de aglomerações e cuidado na proteção aos pacientes e profissionais de saúde que realizaram as consultas.

O diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Júlio Matos, disse que é um desafio para a instituição de saúde, pois, além do Covid-19, existe uma população que não pode esperar e precisa ser atendida durante a incidência do novo coronavírus. “As filas nas centrais de agendamentos dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) estão crescendo”, acrescentou. Segundo Matos, existe uma preocupação dos médicos com relação à questão dos pacientes que estão em meio a tratamentos, necessitando de revisões, e outros com procedimentos já marcados e que foram suspensos.