O Atendimento ao Cidadão “Fala Porto Alegre”, pelo telefone 156, registrou aumento de 80% nas ligações diárias, nos últimos dias, em função da pandemia de coronavírus. A maioria das pessoas deseja tirar dúvidas sobre a covid-19 e pedir informações quanto aos decretos publicados pelo prefeito Nelson Marchezan Jr.. Denúncias relacionadas à aglomeração de pessoas também se tornaram frequentes no canal.
A população segue a orientação da gestão municipal e relata casos de comércios que permanecem abertos, descumprindo a determinação publicada pelo prefeito. O mesmo acontece com eventos e cultos religiosos, estabelecimentos que não vêm fazendo higienização conforme as recomendações, e onde há aglomeração de público. A suspensão de serviços presenciais pela Prefeitura também contribuiu para a alta.
Até o dia 15 de março, o serviço recebia em torno de dois mil contatos por dia. A partir do dia 16, o volume cresceu, atingindo a marca de 3,6 mil ligações diárias. Da mesma forma, o tempo médio das ligações registrou expressivo aumento. Até a semana passada, cada atendimento era de cerca de dois minutos. Hoje, com os questionamentos sobre o coronavírus, cada telefonema leva em torno de 3 minutos e 17 segundos – um crescimento de 64%.
“Nosso esforço é para dar a informação correta e transparente, por isso os atendentes do 156 estão atuando de forma a atender todas as demandas do cidadão porto-alegrense. As pessoas também podem tirar dúvidas pelos canais 150 (estadual) e 136 (federal). As informações das três linhas são unificadas”, salienta a coordenadora da unidade de Relacionamento ao Cidadão e Fiscalização 156, Adriana Gambino.
Quando ligar para o 156
O canal serve para tirar dúvidas do cidadão e para solicitação de serviços da Prefeitura de Porto Alegre. No contexto de epidemia, o atendimento também é importante aliado para orientar e esclarecer as dúvidas sobre o tema. Testes de coronavírus não são agendados pelo 156. O encaminhamento é feito pelas unidades básicas de saúde.