Coronavírus: presidente do CREMERS pede isolamento e diz que muitos vão se curar sozinhos

Pacientes assintomáticos devem se recuperar plenamente da doença

coronavírus testes covid-19
Foto: Ricardo Giusti/CP

O presidente do Conselho Regional de Medicina RS (CREMERS), Eduardo Neubarth Trindade, reforçou o pedido de isolamento da população como forma de conter o novo Coronavírus. Em entrevista ao programa Bom Dia, na manhã desta terça-feira (24), ele destacou que a maior parte das pessoas vai ter a doença, mas irá se curar sozinha.

“Um percentual muito grande da população terá a doença. Até nós podemos desenvolver, as pessoas que estão circulando. Eu sigo trabalhando, embora tenha evitado o contato. Mas é provável que eu vá ter e eu mesmo me cure, como a maior parte das pessoas. A doença acomete muita gente. Não temos muitos casos graves, mas mesmo assim será um percentual grande. Muitas pessoas terão a doença e não vão saber que tiveram” aponta.

O presidente destacou os pacientes assintomáticos, que devem se recuperar plenamente da doença. No entanto, os grupos de risco apresentam maior preocupação e não haverá leitos suficientes nos hospitais. Conforme Trindade, a Alemanha, por exemplo, tem mais leitos do que a Itália, Espanha e Portugal juntos, mas ”isso não quer dizer que as pessoas vão sobreviver, muitos entram em ventilação mecânica e não sobrevivem”’. O presidente do conselho reforça: é melhor prevenir do que tratar.

Sobre os idosos, Trindade pede que não façam nem mesmo caminhadas ao ar livre. Ele destaca que existem vídeos na internet orientando exercícios em casa. Ele aponta, ainda, que o vírus fica vivo em estruturas inanimadas, como corrimão e maçaneta. Por vezes, a contaminação pode acontecer só em sair de casa, principalmente nos grupos de risco.

O site do Conselho está disponibilizando para a população um material sobre o Coronavírus. O intuito é combater as fake news e orientar o público em geral com informações oficiais.