Gestão de Bolsonaro na pandemia é aprovada por 35% e rejeitada por 33%, aponta Datafolha

Presidente tem pior avaliação entre as autoridades envolvidas

bolsonaro
Foto: José Cruz/ABr

O presidente Jair Bolsonaro tem o pior índice de aprovação entre as autoridades envolvidas no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de São Paulo. O estudo, que ouviu 1.558 pessoas de 18 a 20 de março, via telefone, aponta que o chefe de Estado tem sua gestão classificada como ótima ou boa por 35% dos entrevistados, enquanto 33% avaliam como ruim ou péssima. Ao todo, 26% afirmam que a postura é regular, enquanto 5% não souberam responder.

Criticados pelo presidente, governadores são vistos como ótimos ou bons em seu trabalho por 54% dos entrevistados, sendo os da Região Sul (61%) os melhores avaliados – eles são seguidos pelos do Centro-Oeste/Norte (56%), Sudeste (52%) e Nordeste (51%). Na média nacional, quem tem o melhor índice de aprovação entre autoridades é o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta: 55% aprovam o trabalho da pasta contra apenas 12% que o consideram ruim/péssimo.

Na mesma pesquisa, os entrevistados foram questionados sobre sua as declarações do presidente e o fato dele ter ido cumprimentar manifestantes em um ato pró-governo. Reprovaram o gesto 68%, enquanto 27% aprovaram; 4% não opinaram.

Jair Bolsonaro:

Ótimo/bom: 35%
Regular: 26%
Ruim/péssimo: 33%
Não sabe: 5%

Ministério da Saúde:

Ótimo/bom: 55%
Regular: 31%
Ruim/péssimo: 12%
Não sabe: 2%

Governadores:

Média dos entrevistados: 54%
Nordeste: 51%
Sudeste: 52%
Centro-Oeste/Norte: 56%
Sul: 61%