A Prefeitura de Porto Alegre suspendeu o edital de concessão do trecho 2 da orla do Guaíba, nesta quinta-feira. A publicação saiu no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), em edição extra. A concorrência deve, agora, ser relançada, em abril.
De acordo com o Município, até lá, o projeto vai passar por ajustes “em função do momento da economia mundial e da pandemia do coronavírus”. Aberto para interessados desde 14 de janeiro, o processo tinha a entrega de envelopes prevista para esta sexta-feira.
“Consideramos para a tomada de decisão os efeitos prejudiciais à economia causados pela pandemia do coronavírus. Esses efeitos já ocorrem em todos os continentes e interferem nas decisões de investimentos dos mais diversos grupos empresariais. Os empresários veem menos incentivos para se comprometerem com contratos de longo prazo como o que desejamos para o trecho 2 da orla. Faremos os ajustes necessários para lidar com essa nova realidade e temos confiança de que conseguiremos obter êxito na licitação ainda neste ano”, disse o secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro.
A concessão do trecho 2 prevê 35 anos de duração. A concessionária que assumir o espaço deve oferecer opções de lazer e turismo, incluindo uma das maiores rodas-gigantes da América Latina, incluída no projeto conceitual desenvolvido pelo arquiteto Jaime Lerner. Além de construir a infraestrutura do trecho, a empresa fica encarregada da manutenção preventiva e corretiva das edificações, da limpeza, da segurança do local e do cuidado com a flora e a fauna do parque.