A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quinta-feira, uma parceria com farmácias da rede privada para aplicação da vacina contra a gripe para os idosos, a partir de segunda-feira. As doses serão aplicadas exclusivamente em 76 farmácias da rede Panvel, Agafarma e São João, espalhadas por toda a cidade. O objetivo é evitar aglomerações, reduzindo o risco de contágio pelo coronavírus. A dose é gratuita e os endereços ainda vão ser divulgados no site da Prefeitura e das redes que aderiram à campanha.
A medida vai servir, ainda, para para que Unidades de Saúde do município se dediquem apenas ao tratamento de pacientes que necessitem de outros atendimentos, como o caso de síndromes respiratórias e Covid-19.
A campanha nacional de vacinação contra influenza prioriza, na primeira etapa, os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde.
As vacinas começarão a chegar às farmácias, nesta sexta, para que a campanha comece na segunda. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não há necessidade de corrida aos estabelecimentos, em busca da vacinação.
A dose contra a influenza não garante proteção contra o coronavírus, mas ao imunizar contra outras doenças, ajuda a diminuir o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus incluídos na cepa da composição da vacina.
Campanha de vacinação
Outras duas fases da campanha devem começar em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. Para 2020, o término é previsto para 22 de maio. Em 2020, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência foram incluídos entre os grupos alvo da campanha.
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar contra a gripe, em Porto Alegre, pelo menos 90% de um total de 694.508 pessoas. Em 2018, foram imunizadas mais de 561 mil e, em 2019, mais de 866 mil.
Próximas fases
Fase 2 – abre em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Fase 3 – abre em 9 de maio, dirigida a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos da faixa etária entre 55 e 59.