Exército vai montar tendas de triagem para Covid-19 em Porto Alegre

Estrutura vai ser construída a 100 metros do Hospital Conceição para atender pacientes com suspeita da doença

Hospital Nossa Senhora da Conceição | Foto: Guilherme Almeida/CP

O Comando Militar do Sul (CMS) vai montar seis tendas de triagem para o novo coronavírus, a partir da semana que vem, em Porto Alegre. A estrutura vai ser construída em uma área de 1,5 mil metros quadrados onde funciona o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na avenida Francisco Trein, 326, na zona Norte da cidade.

No entanto, a data de início do funcionamento das estruturas só deve ser definida conforme o ritmo de avanço do Covid-19. As tendas serão colocadas a 100 metros do Hospital Conceição. Além da sala de triagem, consultórios médicos vão atender os pacientes com suspeita da doença.

O diretor-técnico do GHC, Francisco Paz, disse que uma das preocupações da instituição de saúde é evitar aglomerações em frente ao Hospital Conceição, como ocorreu em razão da pandemia da gripe H1N1, em 2009.

“Naquele período atendemos cerca de 46 mil pessoas em contêineres instalados na frente do prédio do Conceição. Tivemos até que solicitar o fechamento da avenida Francisco Trein para a circulação de carros”, recordou.

Segundo ele, a ideia é evitar a possibilidade de uma grande procura do serviço de saúde pelas pessoas com sintomas do coronavírus. “Não queremos prejudicar o funcionamento regular do Hospital Conceição como aconteceu há dez anos”, ressaltou.

O Conceição preparou mais dez leitos de terapia intensiva para fazer frente à expansão da epidemia do coronavírus. Localizado no primeiro andar do hospital, o espaço vai funcionar com recursos e pessoal próprios do complexo.

Já o Gabinete de Crise do GHC tomou medidas como dispensar voluntários, jovens aprendizes e estagiários voluntários (curriculares) das atividades, por 30 dias, a fim de diminuir a circulação de pessoas pelo hospital.