O Mercado Público de Porto Alegre adotou medidas de prevenção contra o Coronavírus. A iniciativa foi definida em uma reunião da diretoria da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) e está em prática a partir desta quarta-feira.
Funcionárias grávidas, grupo de risco e maiores de 60 anos foram dispensados. Também há oferta de álcool gel para uso de clientes e equipe. Na praça de alimentação há a instalação de uma pia para higienização das mãos, com acionamento de pedal.
Segundo a presidente da Ascomepc, Adriana Kauer, foram aumentados os espaços entre as mesas dos restaurantes. Todos os portões de acesso ao Mercado ficarão abertos, inclusive os laterais para aumentar a ventilação.
Adriana ressalta que devido à preocupação da população com o Covid-19, o reflexo nas vendas já pode ser ser sentido. “Nos últimos dias, percebemos uma redução de 50% no comércio. As pessoas, com razão, estão temerosas em saírem de casa. E isso acaba provocando a queda das vendas. É uma situação preocupante”, alerta.
No entanto, com o intuito de minimizar o problema, os comerciantes do Mercado Público estão investindo na tele-entrega. “É uma ótima opção para os dois lados, já que os clientes podem continuar recebendo em casa os produtos que estão acostumados a comprarem aqui e as lojas continuam movimentando o caixa”, revela Adriana.