O Banrisul confirmou que vai seguir o exemplo dos cinco maiores bancos do País e atender aos pedidos de prorrogação de vencimento de dívidas de pessoas físicas e de micro e pequenas empresas para contratos vigentes que estejam em dia e limitados aos valores já utilizados pelo cliente. O pagamento vai poder ser feito em até quatro vezes, com 60 dias de carência, totalizando prazo total de 180 dias até a quitação.
A medida, porém, não contempla o cartão de crédito e o cheque especial, modalidade de empréstimo cuja política de renegociação é específica, além do crédito consignado.
Interessados que necessitarem desse prazo extra devem procurar a rede de agências e solicitar a renegociação.
O banco justifica a medida em solidariedade “ao momento difícil enfrentado pelo país e pelo Rio Grande do Sul”. O anúncio ocorre em meio à alta global do número de casos de coronavírus, o que exige que doentes e pessoas saudáveis se resguardem ao máximo para minimizar o contágio pela pandemia.
Ainda de acordo com o banco, o objetivo é contribuir para a manutenção do poder aquisitivo das pessoas, do emprego e da renda, mantendo a economia em atividade.
Na manhã dessa segunda-feira, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) havia anunciado que um acordo em moldes semelhantes já havia entrado em vigor para Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander.