O Ministério da Saúde confirmou na tarde de hoje mais um caso de coronavírus no país, totalizando 25 até o momento. Além de três registros em São Paulo, um em Alagoas e um no Rio de Janeiro, um paciente recebe atendimento em Minas Gerais.
Cinco desses casos foram de pessoas que se contaminaram fora do país. O outro caso, um dos três de São Paulo, é de uma contaminação local, ou seja, quando é possível identificar a fonte do contágio. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, os três novos casos do estado envolvem pesssoas em situação estável e isolamento domiciliar.
No caso do paciente do Rio de Janeiro, trata-se de uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou em viagem à Itália uma pessoa já confirmada como positiva para o coronavírus. Ela retornou do exterior na última quarta-feira. Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à chegada dela ao Brasil. Essa mulher também está em isolamento domiciliar.
Atualmente, há 664 casos considerados suspeitos e outras 632 pessoas já descartadas como portadoras do Covid-19. O ministério recebe as notificações de suspeitas das secretarias estaduais de saúde.
Para combater a doença, as dicas incluem cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, no fim de semana, mais oito países confirmaram os primeiros casos de coronavírus. Com isso, passa de 105,5 mil o número de registros da doença em 102 nações, com quase 3,6 mil mortes.
A maior parte dos casos se registrou na China, onde cerca de 81 mil pessoas foram infectadas, entre as quais 3,1 mil morreram.
Brasileira em estado grave no DF
No Distrito Federal, uma paciente infectada pelo coronavírus segue internada e teve “discreta melhora do quadro respiratório”, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde. A mulher de 52 anos está em isolamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília.
A paciente é o primeiro caso confirmado da doença no Distrito Federal. De acordo com o boletim médico, o estado dela ainda é grave.