O José Luiz dos Santos foi bancário e tem muito pra nós contar à respeito do dia a dia numa agencia.
A narrativa de hoje fala de idosos espertos e ele nos relata assim:
” Em todas as agencias que passei, diariamente costumava dar uma transitada pela sala de autoatendimento para observação. Conversava com clientes e não clientes, buscava negócios e ajudava no atendimento. Relato duas situações em que fiquei embaraçado.
Atrapalhando
Numa dessas visitas à sala, vi um cidadão de idade avançada dirigindo-se à máquina de saque. Cheguei e larguei o tradicional: “posso ajudar?”
-Pode, respondeu ele, meio desconfiado.
Põe o cartão aqui, digite ali, faça assim, faça assado e o homem calado, só obedecia. Não deu certo: o sistema acusou : senha inválida.
-Não dá nada, vamos de novo, disse eu. Põe o cartão aqui, digite ali, faça assim, faça assado e o homem calado, só obedecia. Não deu certo e novamente o sistema informou: senha inválida.
Aí eu tentei tranquilizar o homem:- fique calmo, não é difícil, não se enerve, o senhor vai conseguir.
-Eu sei que não é difícil. Eu sei fazer bem certinho, é o senhor que está me atrapalhando!
Só lembro que lhe disse: – desculpe. E saí de fininho.
Treinamento
Fui ajudar um velhinho que estava na frente duma máquina eletrônica. Bota cartão, digita senha, bota cartão de novo e o sistema informou: não está disponível para esta data. Data prevista para pagamento: x, que era o dia seguinte.
Me enchi de razão e falei pro cidadão:- não saiu nada porque a sua data de pagamento não é hoje. Vai ser amanhã.
-Eu sei que é amanhã. Só vim dar uma treinadinha.
Bailei de novo!