Morre Valdir Espinosa, técnico campeão do mundo pelo Grêmio

Técnico Valdir Espinosa tinha 72 anos e não resistiu a complicações no pós-operatório de um procedimento no sistema digestivo.

Valdir Espinosa comandou o Grêmio nas conquistas de 1983 | Foto: José Doval/CP Memória
Valdir Espinosa comandou o Grêmio nas conquistas de 1983 | Foto: José Doval/CP Memória

Morreu, na manhã desta quinta-feira, o ex-atleta e técnico de futebol Valdir Espinosa, de 72 anos. Nascido em Porto Alegre, conquistou a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes pelo Grêmio em 1983. Em 2016, fez parte da comissão técnica campeã da Copa do Brasil pelo clube. A informação da morte do ídolo tricolor foi confirmada pela equipe de esportes da Rádio Guaíba.

Espinosa foi submetido, recentemente, a uma cirurgia no sistema digestivo. No entanto, o técnico não resistiu ao pós-operatório. Gerente técnico do Botafogo desde o final do ano passado, também foi ídolo pelo clube carioca, onde ganhou o estadual de 1989.

Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa nasceu 17 de outubro de 1947 e atuou como lateral-direito, passando pro Grêmio, CSA, Esportivo e Vitória. Na carreira como treinador, esteve em clubes como Ceará, Londrina e Atlético Paranaense. Em 1990, Espinosa também treinou o Internacional.

Grêmio lamenta falecimento

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense divulgou uma nota, em sua página na internet, lamentando a morte do ídolo. No texto, o clube classifica Espinosa como “um dos maiores técnicos de sua história”. Leia a manifestação na íntegra:

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983.

Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor.

Mais informações em instantes