O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. lançou, na tarde desta quinta-feira, no Paço Municipal, o edital para a gestão da Pinacoteca Ruben Berta e do Atelier Livre Xico Stockinger. Com presença dos secretários municipais de Parcerias Estratégicas e da Cultura, Tiago Ribeiro e Luciano Alabarse, a coordenadora de Artes Plásticas da SMC, Adriana Boff, apresentou o edital, que prevê a contratualização com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), por cinco anos, no valor de R$ 5,3 milhões. “Entre os objetivos da parceria estão a expansão dos horários de visitação da Pinacoteca, com incremento de público, além do aumento da programação de cursos do Atelier Livre, aumento da formação de professores, desburocratização da gestão e participação maior da sociedade nos dois equipamentos, além de integração das atividades da Pinacoteca e Atelier”, apontou.
Em números, as metas mínimas para as OSCs interessadas incluem o aumento de 35 horas para 46 horas semanais de abertura ao público, contando os fins de semana, incremento do número de visitantes, dos atuais 11,9 mil ao ano, para 15 mil no primeiro ano e 30 mil ao final dos cinco anos, além da formação de 750 professores e atendimento de 10,9 mil alunos em cursos de formação. “No Atelier, vamos dobrar o número de cursos extras de 30 para 65 ao final de cinco anos. Outra exigência para a OS é que o Atelier ofereça cursos em áreas de vulnerabilidade social e polos de inovação e cultura”, completou Adriana.
O secretário da Cultura Luciano Alabarse destacou que o modelo representa novo paradigma de gestão, o que incomoda quem não gosta do novo. “O novo causa resistência, mas o tempo não volta atrás”, disse, citando “Sinal dos Tempos”, de Bebeto Alves e Antonio Villeroy, cantada por Ednardo e Belchior.
Marchezan ressaltou que o trabalhador vai ter acesso à Pinacoteca com 11 horas a mais e nos fins de semana e destacou a ampliação de 55% em número de alunos e de 23% em cursos oferecidos pelo Atelier.
O lançamento teve a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e de representantes da Fundação Bienal do Mercosul e da Fundação Iberê Camargo, que já demonstraram interesse na contratualização. O prazo do edital é de 40 dias. O anúncio da OSC selecionada ocorre em abril, e a assinatura do contrato é prevista para maio.