A segunda Ponte do Guaíba vai ter o tráfego liberado ainda no primeiro semestre de 2020. É a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que projeta até a metade do ano a entrega parcial da obra. Em agosto de 2019, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já havia estimado o fim da obra para abril.
De acordo com o Dnit, a construção está 88% concluída. Para a conclusão dos trabalhos feitos até agora, já foram pagos R$ 554 milhões. A previsão é que ainda sejam repassados mais R$ 95,4 milhões ao Consórcio Ponte do Guaíba, que reúne as empresas Queiroz Galvão e EGT Engenharia.
Um dos principais entraves para a finalização da obra era a remoção dos moradores que residem na Ilha Grande dos Marinheiros, o que, segundo o Dnit, também já está em vias de ser solucionado. De acordo com o Departamento, até 10 de janeiro 453 famílias foram retiradas do local e encaminhadas para as novas residências. No total, 487 fizeram acordo para a mudança, e as 34 restantes fazem a avaliação dos imóveis para a compra, na modalidade assistida.