O Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) divulgou mais um balanço da Operação Verão, em que o número de salvamentos, desde que começou a iniciativa, aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme o major Isandré Antunes, que responde pela operação, entre 21 de dezembro a 11 de janeiro, foram 187 salvamentos.
Em 2019, eram 179 entre os mesmos dias. “Atribuímos aos últimos dias, quando houve uma alteração no mar, que ficou com bandeira verde em pontos do litoral e outros com corrente de retorno significativa. Mas está dentro da normalidade”, explica o major.
Somente no último sábado foram 14 salvamentos. Ainda conforme o major, houveram 4.321 ações de prevenção na beira da praia contra 1.700 na temporada passada. “Os guarda-vidas foram bastante atuantes, evitando que as pessoas se colocassem em situação de maior risco”, defende.
Em relação às águas-vivas, houve uma trégua neste final de semana, já somam 45.900 intercorrências com este animal marinho. “Que todos tenham cautela e sigam as recomendações dos guarda-vidas”, orienta Antunes.