O governador Eduardo Leite recebeu deputados estaduais da base aliada durante a manhã desta quarta-feira, 8, no Palácio Piratini. O grupo reuniu 18 parlamentares de 12 partidos (veja lista abaixo), além de assessores e coordenadores de bancada. Na pauta, a articulação para a análise dos sete projetos do pacote de reforma que ainda não foram votados.
Na abertura do encontro, o chefe do Executivo agradeceu pelo apoio dos deputados em votações importantes ocorridas em 2019. Eduardo Leite também projetou a agenda para os próximos dias. O governo espera que os projetos sejam votados entre 27 e 31 de janeiro.
“A partir daqui, vai se estabelecer a dinâmica de encontros ao longo das próximas semanas entre deputados, seus coordenadores de bancada e o governo, com seu quadro técnico e secretários”, destacou Leite.
Projetos decisivos
Um dos projetos mais polêmicos é o que trata da alteração no plano de carreira dos professores. Pela pressão da categoria, os deputados se negaram a votar o texto original do governo. No encontro com Eduardo Leite, o presidente da Assembleia cobrou uma solução para o impasse entre o Executivo e o magistério. Luís Augusto Lara (PTB) pediu que o Piratini faça um esforço para retomar as aulas e encerrar a polêmica com o CPERS.
O Executivo já conseguiu a aprovação do texto que altera as alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores públicos. Ainda não foram votadas sete proposições. As medidas tratam do plano de carreira de militares, servidores da segurança pública e de áreas administrativas e técnicas, além do próprio magistério.
Deputados presentes na reunião:
- Frederico Antunes (PP)
- Sérgio Turra (PP)
- Silvana Covatti (PP)
- Mateus Wesp (PSDB)
- Zilá Breitenbach (PSDB)
- Luís Augusto Lara (PTB)
- Aloísio Classmann (PTB)
- Fábio Branco (MDB)
- Carlos Búrigo (MDB)
- Gilberto Capoani (MDB)
- Fábio Ostermann (Novo)
- Gaúcho da Geral (PSD)
- Dalciso Oliveira (PSB)
- Rodrigo Lorenzoni (DEM)
- Sérgio Peres (Republicanos)
- Any Ortiz (Cidadania)
- Neri, O Carteiro (Solidariedade)
- Vilmar Lourenço (PSL)