Serviço Não Perturbe dos bancos entra em funcionamento nesta quinta

Consumidor pode bloquear ligações indesejáveis de ofertas de crédito; aposentado ou pensionista deve também ficar atento a fraudes

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas que não quiserem mais receber ligações com ofertas de crédito consignado podem se cadastrar no serviço “Não Perturbe” dos bancos, que passa a funcionar a partir de hoje em https://naomeperturbe.com.br/

Para isso, é preciso cadastrar no site do serviço os telefones fixos ou móveis vinculados ao número do CPF do titular do benefício. O bloqueio passa a valer 30 dias após o procedimento.

Ao todo, 23 bancos aderiram ao serviço, que integra uma iniciativa de autorregulação do setor bancário promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor.

Segundo a Febraban, as instituições financeiras que aderiram à iniciativa correspondem a cerca de 98% da carteira de crédito do país. Uma vez feito o cadastro, o bloqueio de chamadas abrange também os correspondentes bancários, ampliando o alcance da medida.

No caso de alguma infração por parte de algum correspondente, os bancos são obrigados a aplicar sanções. Em caso contrário serão multados em valores entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão, segundo a Febraban.

Fraudes

O aposentado ou pensionista deve também ficar atento a fraudes. No momento do cadastro, a plataforma do serviço “Não Perturbe” ressalta que não mantém aplicativos para celular, não envia email com arquivos executáveis e nem solicita dados pessoais ou bancários diretamente aos usuários.

As instituições financeiras que aderiram ao “Não Perturbe” dos bancos foram Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.