Em busca dos maiores descontos, mais de 660 mil contribuintes já pagaram de forma antecipada o IPVA 2020. Nesta segunda-feira, termina o prazo para os motoristas quitarem o tributo com desconto máximo de 24,9%. Até sexta-feira, a Secretaria da Fazenda já havia computado 663 mil pagamentos para um total esperado de 3,6 milhões, totalizando 18,4%. Com isso, ingressaram nos cofres públicos R$ 594 milhões. Metade desse montante é direcionado para as prefeituras, responsáveis pelo emplacamento do veículo. O calendário para desconto máximo abriu em 17 de dezembro. A Fazenda deve divulgar uma nova parcial ao longo da semana.
Quem optar pelo pagamento antecipado ganha redução de 3% no valor do tributo e pode se valer do valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) nos patamares de 2019. Na virada do ano, há atualização, estimada em 3,35%. Além disso, ainda há os descontos de Bom Motorista, que podem chegar ao máximo de 15%, e do Bom Cidadão, com redução de até 5%.
Os contribuintes podem consultar os dados relativos aos veículos, como valores a pagar, multas e pendências no site específico sobre o imposto ou no aplicativo para celular IPVA RS.
O pagamento pode ser realizado diretamente nos sistemas on-line ou presencialmente nos bancos credenciados (veja abaixo). Basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo.
Bancos
– Banrisul
– Bradesco
– Santander
– Sicredi
– Banco do Brasil (somente para clientes)
– Agências Lotéricas da Caixa
A expectativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar R$ 3,1 bilhões com o IPVA 2020, valor repartido automaticamente: 50% para o estado e 50% para o município do licenciamento do veículo. A volta da cobrança do seguro DPVAT não altera em nada o pagamento do IPVA.
Outras formas de pagamento
Quem não optar pela quitação antecipada ainda este mês de dezembro pode fazer o pagamento do imposto com descontos no parcelamento. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 28, e março, até o dia 31. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.
Outra opção é pagar a totalidade do imposto até a data de vencimento por placas, no mês de abril.