Porto Alegre fecha o ano de 2019 com 17 casos positivos de sarampo. O balanço anual foi divulgado hoje pela Secretaria Municipal da Saúde, contabilizando ocorrências registradas até o dia 23 de dezembro. Além destas, três suspeitas continuam em investigação e 62 foram descartadas.
No total, 82 notificações foram feitas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT) ao longo do ano. Os casos, entretanto, diminuíram no comparativo com 2018: em todo o ano passado, 39 casos positivos foram contabilizados pela prefeitura. A maior parte dos casos envolveu, em 2019, adultos jovens, com idades entre 15 e 29 anos. Em todo o Estado, já são pelo menos 57 casos confirmados da doença. Além dos 17 registros da Capital, somam-se a eles outros 16 de Cachoeirinha, 14 de Gravataí, 3 de Tramandaí, 2 de Alvorada, 2 de Canoas, 2 de Ijuí e um de Dois Irmãos.
A maior parte dos diagnósticos positivos se dividem entre “origem inconclusiva” ou “sem histórico de viagem e/ou contato com paciente doente” – levando à possibilidade de que sejam autóctones, contraídos em solo gaúcho. O último caso do tipo, oficialmente confirmado pelas autoridades de saúde do Rio Grande do Sul, é de 1999.
Vale lembrar que a vacina está disponível na rede pública a todas as pessoas de seis meses a 49 anos de idade. O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária, e pessoas que já tiveram sarampo são consideradas imunizadas contra a doença. Atualmente, o Brasil vive surto da doença, com a maior parte dos casos concentrada no Estado de São Paulo.