Três anos após se desligar do PT, o ex-prefeito de Canoas e ex-candidato a governador Jairo Jorge anunciou, hoje, em redes sociais, estar deixando o PDT, sigla à qual se filiou em dezembro de 2016. A colunista do Correio do Povo Taline Oppitz apurou, na noite desta quinta, que o político deve assinar ficha com o Solidariedade e disputar as eleições a prefeito de Canoas em outubro do ano que vem.
Em nota, Jairo Jorge agradece a confiança do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o carinho de “militantes, filiados e simpatizantes ao percorrer, em campanha, “as 497 cidades do Rio Grande do Sul”, dizendo que procurou honrar a tradição trabalhista, “apresentando soluções inovadoras para a crise gaúcha”.
“Ao receber 11% dos votos, mais de 661 mil eleitores, obtive a maior votação de um candidato do PDT ao Governo do Estado desde a eleição do Governador Collares em 1990”, salienta.
Jairo Jorge explica, no comunicado, que, nas próximas semanas, vai buscar um “novo partido que seja 100% oposição à atual administração de Canoas (do petebista Luiz Carlos Busato), que rompa a polarização esquerda e direita e aponte novos caminhos, que esteja aberto as inovações necessárias na gestão pública e que assuma um compromisso com o futuro de Canoas”.
O prazo para que o ex-prefeito se filie é março, a fim de disputar as eleições de 2020. À reportagem, porém, ele afirmou que deve anunciar a decisão ainda em janeiro.