Responsável pela Corregedoria-Geral da Brigada Militar, coronel Márcio Galdino, confirmou na manhã desta sexta-feira a soltura de dois dos cinco policiais militares do 24º BPM que haviam sido presos na operação desencadeada na quinta-feira em Alvorada. “As duas prisões foram relaxadas na madrugada pela Justiça”, explicou. “Não foram flagrantes”, acrescentou. Já os outros três PMs e também um civil permanecem detidos.
O oficial lembrou que 11 policiais militares, incluindo quem foi detido, foram afastados de suas funções enquanto durar as investigações que apuram a formação de uma suposta milícia na cidade, envolvendo em diversos crimes, como venda de armas e munição ilegal, extorsão, além de associação ao jogo ilegal e ao tráfico de drogas. A ação resultou na apreensão de armas, munição, dinheiro, caça-níqueis, aparelhos de recarga, munição e grande quantidade de insumo para fabricação de pólvora.
O coronel Márcio Galdino adiantou ainda que a segunda fase do trabalho a partir de agora será a de análise. Ele não descartou a possibilidade de envolvimento de mais policiais militares. O corregedor-geral da BM destacou que o inquérito não será interrompido nem mesmo no período das festas de fim de ano. A investigação começou em dezembro do ano passado quando uma quadrilha de roubos de residências em Caxias do Sul confrontou-se com o efetivo da BM na Serra. Um criminoso acabou baleado e morto na troca de tiros, sendo depois identificado como um policial militar do 24º BPM. Um segundo soldado do mesmo batalhão havia sido detido na ocasião quando resgataria os assaltantes na mesma região.