PT abre consulta interna para definir indicado a frente de esquerda nas eleições de Porto Alegre

Protagonista em eleições passadas, partido elogia Manuela D'Ávila e defende aliança com PCdoB, PSol, PSB, PDT, PCO e PCB

Presidente do PT em Porto Alegre, Maria Celeste. Foto: Divulgação/Lucas Leffa

Até o fim de janeiro, o Partido dos Trabalhadores (PT) define o nome que pode representar a legenda na corrida eleitoral à Prefeitura de Porto Alegre, em 2020. A fim de compor uma grande frente com mais seis partidos de esquerda, a legenda pode indicar um representante à composição da chapa majoritária. O período para consultas internas abriu ontem e segue até 27 de janeiro. Nos bastidores, nomes como Sofia Cavedon e Maria do Rosário surgem com mais força entre as correntes da legenda.

Em nota divulgada hoje, o PT elenca o histórico de lutas em Porto Alegre e reitera a intenção de disputar a Prefeitura ao lado do PCdoB, PSol, PSB, PDT, PCO e PCB. O partido também deixou de lado o protagonismo das eleições passadas ao defender o nome de Manuela de D’Ávila (PCdoB) para encabeçar a chapa.

“Queremos saudar a iniciativa, o esforço e o papel que a companheira Manuela D’Ávila e o PCdoB vem realizando para a construção da unidade da esquerda em nossa cidade”, cita comunicado.

Dias atrás, o ex-presidente Lula citou o nome de Manuela como forte indicada para estar ao lado do PT em Porto Alegre. Petistas estiveram à frente do Paço Municipal em quatro oportunidades, entre 1989 e 2004: com Olívio Dutra, Tarso Genro, Raul Pont e João Verle.

Enquanto o PSol defende a realização de prévias entre os partidos de esquerda para as escolhas dos candidato a prefeito e vice, o PT mostra resistência e busca consenso entre as demais siglas para emplacar um nome na majoritária, possivelmente o de vice.

No PSol, a deputada federal Fernanda Melchionna teve o nome destacado para representar o partido na coalização de esquerda. Manuela também é o nome do PCdoB. Em contrapartida, a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) mostra-se mais distante de compor a aliança, uma vez que o partido pretende lançar candidatura própria a fim de fortalecer a estratégia de Ciro Gomes, que deve disputar a Presidência da República, pela quarta vez, em 2022.

Confira a nota na íntegra:

Considerando o grave cenário da nossa capital, o PT de Porto Alegre nunca se absteve de estar presente nas lutas e de propor soluções para a cidade. Sempre entendendo que a atual gestão municipal faz parte de um alinhamento político que busca usurpar da população seus direitos. O contexto histórico, em todos os seus níveis, exige um amplo debate no âmbito partidário sobres suas estratégias e táticas para a superação do atual ciclo em Porto Alegre, mas também no Estado e no Brasil. Mais uma vez, as forças que fizeram de nossa cidade a capital da democracia participativa e do Fórum Social Mundial, estão desafiadas a formular o futuro e reacender a esperança em nossa população.

A população de Porto Alegre quer mudança, pois não aceita o abandono da cidade, a destruição dos serviços públicos, o desrespeito com seus cidadãos na prestação dos serviços. Nós do PT temos um enorme carinho e responsabilidade com a cidade, tendo enorme orgulho de já tê-la governado por quatro vezes com Olívio Dutra, Tarso Genro, Raul Pont e João Verle.

Nas décadas passadas, durante as Administrações Populares, Porto Alegre aprendeu a pensar e a viver o futuro. É preciso recuperar a confiança da cidade e o sonho de construir uma cidade para todos e para todas, sem preconceitos, com igualdade e justiça social.

Portanto, o Diretório Municipal do PT reunido na noite do dia 18 de dezembro encaminhou sua orientação política e seu calendário para o ano de 2020. Confira os principais encaminhamentos:

– O PT atuará de forma conjunta com o PCdoB, PSOL, PSB, PDT, PCO e PCB para estabelecer de forma permanente uma mesa comum dos partidos de esquerda em nossa cidade. Num ambiente de respeito e diálogo, visando constituir uma frente capaz de apresentar um projeto alternativo para a cidade. Neste sentido viabilizando uma alternativa também eleitoral em Porto Alegre em 2020 visando derrotar o projeto em curso na cidade e reconquistar Porto Alegre para a democracia e a justiça social;
– Neste momento que o PT tem priorizado a constituição da mesa dos partidos de esquerda, queremos saudar a iniciativa, o esforço e o papel que a companheira Manuela D’Ávila e o PCdoB vem realizando para a construção da unidade da esquerda em nossa cidade com a apresentação da proposta do congresso do povo, visando a elaboração de um programa com participação popular para reconquistar Porto Alegre. O PT participará da construção do congresso do povo, entendendo essa iniciativa como uma experiência que possibilitará um processo de diálogo e mobilização da população em torno da construção de um programa para cidade;
– Neste sentido, o Diretório Municipal do PT-POA, abre um período de consultas internas, de 18/12/2019 até 27/01/2020, com vistas à indicação do nome que vai representar o PT no debate da composição da chapa majoritária para ás eleições 2020, no processo de construção da Frente de esquerda na capital. Sendo coordenado pela executiva;
– O PT realizará seu Encontro Municipal de Tática Eleitoral no mês de março.

Queremos devolver Porto Alegre ao seu povo, queremos que Porto Alegre volte a ser feliz!

Maria Celeste
Presidente Municipal do PT Porto Alegre