Falta de energia e furto de cabos desabastecem 15 regiões do Leste e Extremo-Sul da Capital

Dmae projeta retorno do abastecimento, na maioria delas, ainda na noite de hoje

bairros sem água
Foto: Arquivo/CP

Pelo menos 15 regiões de Porto Alegre enfrentaram falta d’água, em parte das localidades atendidas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), nesta segunda-feira.

Em 13 delas, o problema começou ainda no fim de semana. A falta de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo desestabilizou o sistema. A ETA registrou um total de 15 horas sem luz entre o sábado e o domingo. Como o sistema já opera no limite da capacidade, o retorno do abastecimento demora ainda mais para regiões mais altas e distantes.

O Dmae projeta normalizar o serviço na noite desta segunda-feira. O departamento comunicou à Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) sobre a situação. Também solicitou prioridade nos atendimentos às unidades, já necessita religar cada subsistema para normalizar o sistema.

Foram impactados os bairros Belém Novo, Lami, Aberta dos Morros, Vila Nova, Chapéu do Sol, Hípica, Lageado, Ponta Grossa, Ipanema (parte), Restinga, Pitinga, Lomba do Pinheiro e Agronomia.

Furto de cabos desabastece o São José 

Além disso, cabos de energia foram furtados, na manhã de hoje, da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São José Cota 200, localizada na rua Santa Teresa, no bairro São José, na zona Leste.

Equipes do Dmae seguem trabalhando para restabelecer a energia e retomar o bombeamento de água para o bairro São José e a Vila São Guilherme.