BM capacita 162 brigadianos para atuar nas Patrulhas Maria da Penha

A iniciativa da Brigada Militar busca, desde 2012, o enfrentamento qualificado desse tipo de violência

Patrulhas Maria da Penha
Foto: Rafael Silva/Brigada Militar

Nesta sexta-feira, a Brigada Militar vai realizar a formatura de 162 policiais militares no Curso das Patrulhas Maria da Penha. A cerimônia acontece no Auditório do GBOEx, em Porto Alegre. A solenidade reúne brigadianos que frequentaram cinco cursos realizados simultaneamente na Capital, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas.

Após 30 horas de instrução, que abordou temas como Estatística da violência doméstica e familiar no RS, Polícia Comunitária, aspectos gerais sobre violência de gênero e a Lei Maria da Penha, os policiais militares estão aptos a integrarem as Patrulhas Maria da Penha. Ao todo, participaram PMs de 48 municípios gaúchos.

A data escolhida para a capacitação é em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O objetivo da data, que existe desde 2007, é conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres.

Patrulhas Maria da Penha

A iniciativa da Brigada Militar busca, desde 2012, o enfrentamento qualificado desse tipo de violência. Atualmente, são 40 municípios que contam com guarnição especializada, nove delas foram implementadas neste ano. Outras localidades já manifestaram interesse e estão aguardando pela implementação das Patrulhas, que realizam um trabalho diferenciado e humanizado, acompanhando o cumprimento das medidas protetivas e encorajando as vítimas a seguir em frente.

Desde o início da ação, já foram atendidas pelas Patrulhas Maria da Penha da Brigada Militar mais de 80 mil mulheres em todo o Estado.