Com obras na orla, alterações de trânsito na Beira-Rio valem a partir deste sábado

Área de lazer passa a ser invertida. Pedestres e ciclistas devem redobrar atenção

Foto: Alina Souza / CP

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirmaram a entrada em vigor, neste sábado, de parte das alterações já anunciadas na ciclovia e no trânsito pela orla do Guaíba, em razão das obras do trecho 3, entre a avenida Ipiranga e o complexo do Beira-Rio.

Para garantir a segurança de pedestres e ciclistas, devido ao trânsito intenso de caminhões no sentido Centro-bairro da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), a área de lazer, que opera em feriados e fins de semana, vai ser transferida para o sentido bairro-Centro, desde o viaduto Abdias do Nascimento até a Ipiranga.

A ciclovia no sentido Centro-bairro também vai ser bloqueada, na altura do espaço cívico com espelho d’água do Parque Marinha do Brasil. Ali, uma travessia com sinaleira garante conexão segura para a ciclofaixa nova, implantada no sentido contrário (bairro-Centro). Em uma etapa posterior, a ciclovia original também deve ser bloqueada a partir da rua Nestor Ludwig, na altura do Parque Gigante.

Perto do viaduto Abdias, a Prefeitura também instalou uma travessia exclusiva para pedestres para ser utilizada somente aos feriados e fins de semana, para quem precisa transpor a Beira-Rio em direção à Zona Sul.

A previsão de duração das obras é de 12 meses. Técnicos e agentes da EPTC vão monitorar a circulação na área das obras para orientação aos usuários e ajustes, se necessário.

Veja o mapa:

Reprodução/EPTC

Confira as alterações no trânsito

Veículos – Nos dias úteis, o trânsito de veículos segue normal na Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nos dois sentidos. Aos sábados, domingos e feriados, o bloqueio no sentido Centro-bairro, para lazer, passa a ser invertido, entre o viaduto Abdias do Nascimento e a avenida Ipiranga, para a pista no sentido bairro-Centro. O trânsito de veículos fica liberado na via contrária, mas serão proibidos conversões e retornos à esquerda na Edvaldo Pereira Paiva.

Semáforo – Foi instalado um semáforo, com funcionamento aos sábados, domingos e feriados, no horário de lazer, das 7h às 20h, para facilitar a travessia de pedestres e ciclistas na Edvaldo Pereira Paiva, no sentido Centro-bairro, nas proximidades da Escola Imperadores do Samba.

Acesso local – As ruas entre a avenida Padre Cacique à avenida Edvaldo Pereira Paiva (Nestor Ludwig, Fernandão e Carlos Medina) serão exclusivas para acesso de trânsito local.