Um barco de pesca de 18 metros de comprimento encalhou, na madrugada desta quarta-feira, a cerca de 200 metros da plataforma de pesca de Cidreira e a 300 metros da beira da praia. Os quatro ocupantes da embarcação, de Itajaí (SC), foram salvos com a ajuda de bombeiros de servidores da Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí.
Três deles nadaram até a praia e o quarto, o comandante da embarcação, precisou ser retirado com o auxílio de um bote salva-vidas. Na praia, os pescadores foram atendidos por servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“O mais importante é que nenhum dos tripulantes sofreu ferimentos e não houve vazamento de óleo no mar. A partir de agora, vamos instaurar inquérito para averiguar as causas determinantes do ocorrido”, revelou o capitão de Corveta, Darcy da Cunha Dalbon, responsável pela Capitania de Tramandaí.
Uma equipe da corporação acompanha e orienta o desencalhe do barco. Como ele encostou o casco na areia, a tendência é que tenha ocorrido avaria. Como existe o risco de afundamento, o barco não pode ser puxando na direção contrária à da areia. A Patrulha Ambiental (Patram) também mobilizou agentes para fiscalizar o barco.
Duas máquinas da prefeitura de Cidreira utilizarão um cabo de aço prendido à proa do barco para trazer a embarcação até a beira da praia. A previsão é que o trabalho dure toda a tarde de quarta-feira.