O feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15), altera o funcionamento de alguns serviços na Capital. Como acontece nessas datas, os bancos, agências do Correios, FGTAS/Sine, Tudo Fácil e unidades de saúde não abrem. Os locais retomam o atendimento normal na segunda-feira.
Supermercados
Os supermercados da Capital devem abrir normalmente no feriado da Proclamação da República. Alguns estabelecimentos podem optar por horários especiais, mas isso varia de acordo com cada rede.
Ceasa e Mercado Público
A Ceasa não abre no feriado. O atendimento será retomado na segunda, às 5h30. No entanto, o Agroatacado e a Central de Flores e Carnes vão abrir das 7h às 12h no sábado. O Mercado Público também estará fechado nesta sexta-feira.
Comércio
No comércio, o funcionamento das lojas dependerá da Certidão de Abertura para Feriados ou de acordo coletivo recente, segundo o Sindilojas. A certidão é válida até 31 de dezembro e autoriza os estabelecimentos a utilizarem funcionários nessas datas.
Transporte
Os ônibus de Porto Alegre vão circular com a tabela de feriado, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Em relação aos trens, a Trensurb vai utilizar os horários de domingos e feriados, com intervalos entre 15 e 20 minutos.
Segurança Pública
A Polícia Civil prestará atendimento como aos finais de semana: por meio de regime de plantão. A Brigada Militar segue atuando 24 horas por dia. Na Secretaria de Segurança Pública (SSP), não haverá expediente. O Instituto Geral de Perícias (IGP) não atende ao público, mas segue funcionando em regime de plantão.
Saúde
Os hospitais e pronto atendimentos de Porto Alegre funcionam 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo número 192 a qualquer momento. As unidades de saúde estarão fechadas e reabrem na segunda. A Farmácia de Medicamentos Especiais e o Hemocentro também estarão fechados no feriado.