Um gesto de carinho e solidariedade coroou, nesta quarta-feira, a história de bravura e coragem do soldado da Brigada Militar Jean Cássio de Vargas, em Porto Alegre. Colegas, amigos e moradores de 14 bairros ajudaram o PM a comprar um carro adaptado, entregue a ele, no fim da tarde, em uma cerimônia organizada no 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM).
Vargas é uma das vítimas da violência no Rio Grande do Sul, que o deixou paraplégico. De férias, sem vestir o fardamento, ele levou dois tiros ao tentar evitar um assalto a ônibus no bairro Menino Deus, em junho de 2018.
Na época, o PM havia recém concluído o curso de formação. A comunidade, comovida com a história, resolveu ajudar. “Conseguimos tudo falando um com o outro”, revela o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Luciano Moritz.
A campanha conseguiu levantar R$ 22 mil, que somados ao restante, oriundo da venda de um veículo usado do soldado, permitiram a compra de um Chevrolet Onix LT, adaptado, de R$ 41 mil.
“Ele não precisava ter reagido. Mas o BM ‘raiz’ não aguenta ver o criminoso. O mais bonito, em meio a tudo isso, é que em momento algum ele foi esquecido”, ressalta o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr, que era o responsável, em 2018, pelo 9º Batalhão. “Com o carro, esperamos te ajudar a se locomover melhor”, desejou o oficial.