A Câmara de Porto Alegre autorizou, hoje, a Companhia Carris a fazer um empréstimo de até R$ 40,9 milhões a fim de adquirir 87 ônibus equipados com GPS, ar-condicionado e acessibilidade. Foram 30 votos a favor e dois contra, ambos da bancada do Novo. O texto segue, nos próximos dias, para a sanção do prefeito Nelson Marchezan Jr..
A Caixa Econômica Federal vai liberar a operação de crédito. A Prefeitura entra como garantidora do contrato. Realizados em abril, os pregões eletrônicos para a compra dos veículos tiveram como vencedores a Man Latin America (Volksvagen – chassis) e a Neobus (Marcopolo – carroceria).
O plano da Carris é renovar 25% da frota, substituindo carros adquiridos em 2006 e 2007. Na justificativa, o prefeito Marchezan Jr. destacou que a legislação municipal exige que sejam substituídos os ônibus com mais de 12 anos de uso. No caso desse lote, o prazo vence em maio de 2020. A idade média da frota é, hoje, de 9 anos e meio, e a compra mais recente, de 50 unidades, ocorreu em 2014.
Empresa de economia mista, na qual o Município de Porto Alegre é o acionista majoritário, a Carris atende 141 mil passageiros por dia, 22,44% do total, em 24 linhas que percorrem 52 mil quilômetros, em 2,7 mil viagens.