Subiu para 22 o número de cidades que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul após as chuvas que vem atingindo o Estado desde a semana passada. No total, já são 29 municípios afetados e mais de 6,4 mil gaúchos atingidos. Desses, 219 estão desabrigados e 230, desalojados.
Além disso, pelo menos 1.495 casas foram atingidas pelos vendavais e pelo granizo. Já decretaram emergência Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Canguçu, São Gabriel, Ibarama, Cristal, Lagoa Vermelha, Camargo, São João do Polêsine, Camaquã, Rosário do Sul, Alegrete, São Jerônimo, Itapuca, Progresso, Candiota, Aceguá, Pedras Altas, Piratini e São Lourenço do Sul.
Porto Alegre também é atingida
Em Porto Alegre, a região das Ilhas também está sofrendo as consequências das cheias. Conforme a Defesa Civil, o Guaíba atingiu o nível de 2,30 metros na estação do Cais Mauá), mantendo-se estável. Entretanto, a região do Arquipélago segue com pontos de inundação em vias públicas e residências.
Até agora, não houve necessidade de remoção de moradores da região. As previsões atuais indicam ventos favoráveis para escoamento do Guaíba em direção à Lagoa dos Patos, gerando perspectiva de que as águas comecem a baixar. O nível de inundação do Guaíba é de 2,50 metros na estação do Cais Mauá.
Rodovias afetadas
Diversos municípios vêm registrando problemas nas estradas e rodovias em virtude do elevado índice de chuvas. Em Dona Francisca, na região Central, uma ponte foi levada pelas águas de um arroio na localidade de linha Moinho. Além disso, pelo menos sete trechos seguem bloqueados em rodovias gaúchas após os temporais, todos na malha estadual.