Lagoa Vermelha vai decretar situação de emergência por chuva de granizo

No Estado, já chega a 8 mil número de afetados pelas chuvas dos últimos dias

Lagoa Vermelha granizo
Foto: Josemar Candeia. / Tua Rádio Cacique./ Divulgação.

O prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, confirmou na manhã desta sexta-feira que vai decretar situação de emergência no município em razão dos danos causados na cobertura de 4,5 mil residências, pela chuva de granizo registrada na tarde de ontem. Casas com telhas de fibrocimento, com espessura de 4 milímetros, foram as mais afetadas. Segundo Bonotto, milhares de metros de lonas foram entregues a moradores, trabalho que iniciou logo após a tempestade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Admilson Ferreira da Silva, na noite passada foram entregues marmitas, doadas por empresas, a famílias em situação de vulnerabilidade. “Além disso, o município montou uma cozinha onde foram preparadas refeições”, disse. Silva cita que muitos moradores em melhores condições financeiras já estão recuperando a cobertura das casas, trabalho facilitado diante a estabilidade do tempo.

De acordo com a Defesa Civil, a população precisa de doações de colchões, roupas, alimentos e material de higiene. Silva salienta que alguns têm medo de que, ao saírem de casa, sejam saqueados. Outros foram para casas de familiares. A Defesa Civil Estadual também atua no município, em conjunto com a Defesa Civil Municipal , Poder Público e entidades.

Alegrete retira população ribeirinha

Após o nível do rio Ibirapuitã seguir aumentando em Alegrete, algumas famílias que vivem na área ribeirinha estão sendo removidas preventivamente. Os bairros Santo Antônio e Vila Nova, tradicionalmente, são os principais afetados quando ocorre o transbordamento do manancial. A remoção está sendo realizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana. As chuvas já pararam no município, mas o rio segue recebendo água de mananciais da região, em especial, de Santana do Livramento.

Mais cidades afetadas

Itapuca, Rio Grande, Soledade e Maquiné também registraram estragos causados pelos temporais. Além disso, o Estado já tem 126 desabrigados e 718 desalojados, além de mais de 7 mil pessoas afetadas em menor escala.