O governo do Estado entregou nesta quinta-feira a nova Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Ao todo, são 420 vagas, que serão preenchidas na sua maioria pelos atuais ocupantes do Presídio de Bento, que fica no centro da cidade. Hoje, dez detentos foram transferidos para a nova casa prisional. O restante dos apenados será encaminhado, de forma gradual, até o mês de novembro.
De acordo com o governador Eduardo Leite, a criação da nova cadeia possibilita a desativação da penitenciária de Bento que fica, segundo o Executivo, em uma área com dificuldades de operação e que acarreta em problemas para a comunidade que vive na região. Os servidores que prestam serviço no antigo presídio serão aproveitados no novo espaço prisional.
Ainda conforme Leite, depois de todo o processo de transferência dos detentos terá início a demolição do espaço. “Nós temos a expectativa de fazer a transferência de todos os detentos da unidade existe para a nova casa prisional até o mês de novembro. Aí vamos conduzir o processo da desativação e demolição daquele prédio”, afirma.
Construída em uma área de 5,6 mil metros quadrados, no Bairro Barracão, em Bento Gonçalves, a nova casa prisional contará com ambulatório, cozinha, área de isolamento, módulo para revista, refeitório, casa de bombas, oficina de trabalho, sala psicossocial, lavanderia e área administrativa, além de espaços reservados à Educação e ao trabalho prisional.
A estrutura foi erguida em monoblocos de concreto de alta resistência, adotando a mesma técnica utilizada na construção do complexo prisional de Canoas (Pecan), na Penitenciária Estadual de Porto Alegre (PPOA) e na nova penitenciária de Sapucaia do Sul, que deverá ser entregue até o final deste ano. O presídio conta com um sistema que permite que os agentes penitenciários possam monitorar, de um pavimento superior, a rotina das galerias, evitando o contato direto com os apenados.
O projeto foi executado pela empresa Verdi Sistemas Construtivos. Na permuta pela nova penitenciária, o governo do Estado repassará dois imóveis no bairro São Francisco, em Bento Gonçalves, avaliados em R$ 19,1 milhões, e onde funcionava a antiga Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O investimento total foi de quase R$ 31 milhões.