A Polícia Civil (PC) desencadeou nesta sexta a Operação Conselheiro contra uma organização criminosa que era liderada do interior do sistema prisional. Segundo informações da PC, 11 pessoas foram presas, além de armas, drogas e dinheiro apreendidos.
No decorrer das investigações, a polícia já havia detido sete pessoas, entre as quais outro líder da organização que dividia a liderança com seu irmão. Estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão e São Leopoldo.
Dois dos mandados de prisão ocorreram no Presídio Central, onde três irmãos ocupam a mesma cela, sendo um deles Rainer Ernesto Borges, 35 anos. A própria investigação começou devido às buscas ele, apontado como líder da facção que atua, principalmente, no bairro Belém Novo. Ele estava foragido desde 2012, com sete mandados de prisão. A prisão ocorreu em maio, na área rural de Viamão, em ação da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Outros dois irmãos dele foram presos na operação. Conforme o delegado Arthur Raldi, o criminoso é o principal suspeito de dar ordens para a venda de drogas e assassinatos.
Durante as investigações, foi possível identificar os “gerentes” das bocas de tráfico, bem como outros membros da organização criminosa, responsáveis pelo fracionamento e embalagem das drogas, pela contabilidade, pelas vendas e outras funções.